Historia
|
Vista do castelo de Cambridge |
Em 1068, dois anos após a conquista da Inglaterra, Guilherme da Normandia construiu um castelo em
Castle Hill. Como o resto do reino, a recém-conquistada Cambridge caiu sob o controle do rei e seus adjuntos. A
Igreja Redonda data deste período. Por vezes, o nome normando da cidade mudou para Grentabrige ou Cantebrigge (Grantbridge), enquanto o rio que fluiu por ela, atualmente chamado Cam, foi chamado Granta.
Ao longo do tempo, o nome da cidade mudou para Cambridge, enquanto o rio Cam ainda era conhecida como Granta. Foi somente mais tarde que o rio ficou conhecido como o Cam, por analogia com o nome de Cambridge. A Universidade, formada em 1209, usa o adjetivo latino cantabrigiensis (muitas vezes resumido para "cantab") para significar "de Cambridge".
|
Mapa de Cambridge no sec. XV |
Em 1209, alunos que escapavam de moradores hostis em Oxford fugiram para Cambridge, onde formaram uma universidade. A mais antiga escola que ainda existe, Peterhouse, foi fundada em 1284. Um dos mais conhecidos edifícios em Cambridge, a King College Chapel, foi iniciada em 1446 pelo rei Henrique VI. O projeto foi concluído em 1515 durante o reinado do rei Henrique VIII.
|
Peterhouse College, no sec. XVIII |
O Castelo de Cambridge encontra-se no ponto mais alto de Cambridge. A importância estratégica deste local, com vista para o rio Cam, foi reconhecido nos tempos pré-romanos e nas sucessivas idades do Ferro, no período Romano e pelos assentamentos saxões que foram criados aqui.
Em 1068, Guilherme, o Conquistador, deu ordens para que um castelo fosse construído na Universidade de Cambridge, e o Domesday informa que 27 casas foram demolidas para dar lugar a ele. Consistia de um motte (monte) encimado por uma fortaleza de madeira, com um pátio fechado para o norte. Foi reconstruído em pedra por Eduardo I no final do século 13, quando uma parede, fosso, portaria e torres ao canto foram adicionados. O fosso possuía cerca de 4 metros de profundidade.