Bedford é uma cidade do condado de Bedfordshire, no leste da Inglaterra. Ela sempre foi uma tranquila e pacata cidade de mercado, construída em torno de uma comunidade agrícola. O rio que atravessa o centro da cidade é o Ouse.
Bedfordshire, condado de Lower Green |
Foi envolvida em várias batalhas por ser fronteiriça entre os grandes reinos dinamarqueses do norte e os saxões do sul. Os dinamarqueses governaram o reino de Danelaw, e Wessex era o reino dos saxões. Muitas batalhas sangrentas e cruéis foram travadas entre esses dois reinos como longo de vários séculos, quando os exércitos invasores vieram para conquistar e triunfar sobre os tesouros dos bretões.
Bedford no sec. XV |
Mais tarde, a história de Bedford torna-se mais calma. A indústria da lã próspera era um bom ponto de partida para gerar renda, e assim rendeiras qualificadas chegaram mais tarde da Holanda e da França para se instalar na área.
Mapa de Bedfordshire |
Durante a Guerra dos Barões, os barões rebeldes tentaram sitiar o Castelo de Northampton. Vencidos, viraram-se para o Castelo de Bedford, mas este resistiu ao ataque e suas tropas se moveram para Londres. Bedford era mantido na época por William de Beauchamp, mas sua lealdade foi questionada e ele se rebelou contra o Rei João. Falkes de Bréauté, líder anglo-normando leal a João, resistiu e apreendeu Bedford de volta para o rei em 1216. Em troca John deu Falkes a Honra de Bedford (embora não esteja claro se ele deu Falkes o papel do castelão ou a propriedade do castelo em si). Enquanto a guerra continuou, Falkes assumiu o controle de castelos Plympton, Christchurch e Carisbrooke, continuando a morar em Bedford. Após a morte de João em 1216 a guerra voltou-se contra os barões rebeldes e a facção monarquista, incluindo Falkes, foi capaz de restaurar o o jovem Henrique III ao poder.
Bedford Castle |
Após a guerra, Falkes fez de Bedford seu quartel-general e o expandiu consideravelmente, resultando no que David Baker descreveu como uma "fortificação principal". Falkes destruiu as igrejas vizinhas de São Paulo e St Cuthbert para criar espaço para um novo "bailey", reutilizando as pedras das igrejas. O castelo parece ter sido quadrangular, com a borda oeste correndo ao longo da parte traseira da High St, e no extremo norte, correndo ao longo da Ram Yard e Lane Castle. O castelo tinha um barbacã (torre fortificada) novo, um pátio exterior e um interior, com este último no canto sudeste, protegido por uma vala interna e uma paliçada de pedras alinhadas; valas de pedras alinhadas também ao redor do castelo; e um novo forte foi construído na colina. As paliçadas de pedra alinhadas e as valas construídas em Bedford eram muito incomuns na Inglaterra - seu equivalente mais próximo são aquelas encontradas no Castelo de Skenfrith. O castelo tinha um postigo na entrada de água, virada para o rio, e um grande salão dentro do pátio interior, no centro, com pelo menos 13 m de largura e 40 m de comprimento. Existia uma portão grande de pedra posicionado na parede exterior do "bailey". Um monte no canto nordeste do castelo, provavelmente apoiou uma grande torre.