Hertfordshire

Hertfordshire tinha um relacionamento conflituoso com o Rei durante a Alta Idade Média. Como a maioria dos condados do sudeste, a maioria de Hertfordshire era propriedade privada (ou seja, não-real) durante esta época. As terras reais eram compostas por cerca de 7% da área do condado.

Hertford Castle
O primeiro Conde de Hertford, Gilbert de Clare, foi empossado em 1138. Ele utilizou um dos primeiros dois conjuntos de brasões heráldicos da Inglaterra: três divisas de ouro em um escudo vermelho. Seu neto Richard de Clare ofereceu ao rei John £100 por ocasião de processos judiciais relativos a sua herança, mas durante a Primeira Guerra dos Barões ele tomou o partido destes contra o rei. Richard se tornou um dos 25 barões que juraram fazer-se cumprir a Carta Magna, motivo pelo qual ele foi excomungado em 1215.

Mapa do castelo

O primeiro esboço da Carta Magna foi escrito na abadia de St Albans em 1213. Apesar de João ter concordado com o documento, ele não aderiu a ele, e Hertfordshire foi o principal campo de batalha na guerra civil que se seguiu. Em 16 de Dezembro 1216, durante a Primeira Guerra dos Barões, o castelo de Hertford, sob o comando de Walter de Godarvil, se rendeu após o cerco de do Delfim Luís (mais tarde rei Luís VIII da França), a quem os barões ingleses haviam convidado para substituir João como rei. O castelo Berkhamsted se rendeu praticamente na mesma época.

Industria e comércio

Hertfordshire possui sub-solo argiloso, e muito de sua terra, embora rica, é "pesado" e não adequado para culturas com um arado medieval. No entanto, o município fez crescer plnatios de cevada que mais tarde se tornaram importantes para o comércio de cerveja.

Esse condado desenvolveu-se mais através do comércio do que através da agricultura, que conduziu a maior perte da economia inglesa durante este período.


Floresta Dyke, em Hertfordshire
Na Alta Idade Média, o condado foi relativamente urbanizado pelos padrões medievais, mas apenas porque os condados seguem as estradas, e as cidades em Hertfordshire tiveram muitas pequenas estradas, em vez de estradas grandes, e assim não havia grande aglomeração.

O comércio vinha crescendo em Hertfordshire desde o início do século 12, com o número de mercados e feiras aumentando de forma constante até a Peste Negra. Durante o século 13, o comércio cresceu ainda mais. O condado era forte na negociação de manteiga e queijo, e em menor grau, de carne, peles e couros. Grande parte deste produto era destinado a Londres. O município também possuía pousadas e prestava serviços para viajantes que vinham e iam para Londres.


Trecho do rio Lea, em Amwell
Os Cavaleiros Templários começaram a construir Baldock por volta de 1140. Em 1185, um levantamento dos Cavaleiros mostrou que Baldock possuia cerca de 122 moradores em 150 hectares (0,61 km2) de terra e vários artesãos. O rei João concedeu aos cavaleiros uma feira e um mercado em 1199, a ser realizada anualmente, que começava no dia de São Mateus e durava pelo menos cinco dias. Por volta da mesma época, o comércio de peles era proeminente em Hitchin.